Projeto Exterioridades

O Projeto Exterioridades: Espaços de Vida, o Habitar e a Paisagem Urbana nas Comunidades da Água Espraiada foi um projeto de extensão universitária, apoiado pelo Programa Aprender na Comunidade, da Pró-Reitoria de Graduação da USP, de 2021 a 2022.  O objetivo central era analisar o impacto dos espaços públicos na qualidade de vida das comunidades na zona sul de São Paulo, especificamente na Operação Urbana Consorciada Água Espraiada (OUCAE).

Buscou-se documentar as realidades das favelas da OUCAE e também compará-las com as das famílias que receberam habitações em conjuntos habitacionais na região. Além disso, o projeto visava resgatar as histórias e memórias afetivas dos moradores, através de visitas e entrevistas, para desmitificar a ideia de que essas comunidades não estão integradas à cidade formal e comunicar suas experiências por meio de registros gráficos e audiovisuais, principalmente nas redes sociais, como o Instagram.

O projeto foi premiado em terceiro lugar na Categoria Extensão do XXIV Congresso ARQUISUR (Associação de Escolas e Faculdades de Arquitetura Públicas da América do Sul).